Diversos

           

                 Escola de Musica em Realengo .

Colégio Pedro II (Unidade Realengo) Oferece aulas de Música para a comunidade.





             


A Escola de Música da Unidade Escolar Realengo II abre inscrições para os cursos de Música para a comunidade pelo site www.cp2.g12.br ou na Biblioteca Digital, entre os dias 09/04 a 16/04/2012 .
Serão oferecidas varias modalidades, de canto à trompete.
Biblioteca Digital de Realengo bibdigital@cp2.g12.br
Rua: Bernardo de Vasconcelos, 914,Realengo, Rio de Janeiro, RJ
Tel: (21)2401-6335. Direção


         O  passado de Realengo . 

Visite o projeto paralelo, que reúne o passado de realengo, lá além de reunir diversos assuntos que encontramos espalhados pela internet e nos livros, também reúne casos contados por moradores, ao qual é chamado de "Resgate da Memória Popular ". Em que Documentos guardados por moradores comprovam que foi arrecadado entre moradores de Realengo (2.000$ -dois mil conto de réis) até agosto de 1929 e doados, para a arquidiocese.







1° FLIR- Feira Literária Internacional de Realengo. 

 
O evento foi realizado no restaurante Bom Petisco situado na Av. Marechal Fontineli 4473 ao lado da Escola Castelo Branco à partir das 16 h do dia 20/10/2012, e foi divido em :
Palco:apresentação de solos,grupos e bandas. 
Chão: stands com os escritores autografando e debatendo sua obra.
Troca Literária de Livros. 
Bate Papo sobre a obra.


A Feira contou com a presença de escritores publicados, com suas respectivas obras. As obras expostas foram vendidas por preço simbólico conveniente com o autor e com o bom senso que rege o projeto.

O movimento sociocultural Maria Realenga tem como objetivos, produzir, divulgar, fomentar e assessorar os atores culturais do bairro e pretensão de sermos o elo entre o poder público e o privado, na construção de parcerias que enriqueçam nossas opções à cultura de qualidade. O grupo Maria Realenga tem por objetivo básico o resgate da imagem e memória de realengo. Haja Vista os fatos que mancharam nossa imagem perante a opinião pública (que só se fala em chacina, tráfico e coisas ruins), por isso foi desenvolvido um movimento cultural sério, agregando valores sociais aos projetos buscando sempre exaltar as qualidades de nosso povo e de nosso bairro.

A Feirinha :

A FLIR terá um caráter interacional, ou seja, os autores envolvidos serão produtores e produzidos, agenciadores e agenciados, escritores e leitores, de forma que essa associação dilua barreiras quantitativas e qualitativas acerca da obra apresentada ou possível renome. Lembramos que não existe sucesso ou fracasso em eventos culturais, pois a simples realização da mesma, em nosso contexto suburbano, já constitui uma vitória homérica. Porém, queremos que você entenda que faz parte do processo realizador e compre esse barulho pelo bem maior de colher futuramente uma geração de leitores.

                                  


Nosso bairro já foi registrado em livros que lamentavelmente agora são raros e seu conteúdo resgata a história antiga do bairro e da região em geral, tais como "Realengo Meu Bem Querer" coletânea de artigos para jornal e textos do  Professor Carlos Alberto Wenscelau que editado após sua morte, num formato dois em um juntamente com o livro do Sócio pesquisador do Colégio Brasileiros de Genealogia, Sr.José Nazareth de Souza Froés com o título de "Terras Realengas", destacando também um mais recente jornalista André Luis Mansur escritor de Campo Grande autor de "O Velho Oeste Carioca" já com dois volumes lançados e ainda em catálogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário